NOTICIAS

10ª Semana de Museus

 

 

 

 

 

 

9ª Semana de Museus

O museu de Arqueologia Industrial Thomaz Cruz - MAITC, e o Museu de ciências e Artes - MCA ambos mantidos pelo Instituto Mairiporã de Ensino , abriram suas portas ao público em 21 de maio em comemoração à 9ª Semana de museus

O MAITC é o primeiro e único museu dessa categoria na Améica Latina e sua programação de Ênfase a demostrações de antigas máquinas e equipamentos pelo Museu e em funcionamento. Os Visitantes puderam realizar em breve passeio em uma das locomotivas a vapor do Museu,fabricada em 1881.OMATC enfatiza a impotância dos saberes tecnológicos e doa mestres de ofícios,que estavam presentes no evento para comversar e esclarecer o público.

A programação do Museu de Ciências e Artes envolveu palestras ministradas por especialistas da área,pojeções de curta metragem em aparelhos 35mm, exposiçõies didáticas de arte brasileira,apresentando telas do pintor A.Castellane,esculturas de L.Morrone e obras em terracota feitas pelo santeio Nilson de tracunhaém, além da mostra de máquinas fotográficas da coleção arroyo.

O público ficou encantado com os antigos motores de combustao,a locomotiva baroneza,a caldeira do século XX, a máquina Fives Lille,as Locomotivas e com o funcionamento dos teares Automáticos, das máquinas a vapor do seculo XIX e da linotipo. Os visitantes contagiaram o evento com seus olhoares surpresos antes as curiosidades que viam a cada área visitada e tiveam suas expectativas superadas.

Cerca de 500 pessoas estiverao presentes ao event, de dodas as faixas etárias,vindas principalmente da cidade de Mairiporã e região.Pela avaliação realizada no dia , 75% dos entrevistados nunca havia visitado um museu antes, porém 95% mostram grande interesse em voltar aos Museus do Instituto Mairiporã.

 

8ª Semana de Museus

O Instituto Maairiporã, atravéz do Museu de Arqueoloigia Industrial Thomaz Cruzn ( MAITC )e Museu de Ciências e Artes ( MCA ) realizou evento aberto ao público em geral,de encerramento às comemorações da 8ª Semana Nacional de Museus. Comemorado anualmente no mês de maio,mês do dia internacional de museus, esse evento envolve mais de 588 instituições em mas de 1700 eventos espalhados por todas as regiões do Brasil. Para o ano 2010, o ICOM ( Conselho Internacional de Museus ) Definiu o tema "Museus para a Harmonia Social" e sob esse tema o evento realizado no Instituto Mairiporã envolveu em sua programação exposições, passeios de locomotiva e palestras De acordo com o Ibram ( Instituto Brasileiro de Museus ),a Semana Nacional de Museus é uma clara demosntraçãoda potência, da atualização e do desaenvolvimento do campo museal do Brasil, ressalta-se a importância dos museus como fenômenos sociais contempoaneos bons para pensar,sentire agir.


 

VI Colóquio Latino Americano

 

O MAITC participará do VI Colóquio Latinoamericano sobre recuperação e preservação do Patrimônio Industrial e do IV Encontro Internacional sobre Patrimônio Ferroviário organizados pelo Comitê Brasileiro para a Preservação do Patrimônio Industrial de 3 a 6 de julho de 2012 - São Paulo – Brasil. Em 1978, por ocasião do III Congresso Internacional para a Conservação dos Monumentos Industriais – o primeiro havia sido em 1973 em Ironbridge – em Estocolmo, Suécia, foi criado o The International Committee for the Conservation of Industrial Heritage (TICCIH), organismo cuja finalidade é promover a cooperação internacional no campo da preservação, conservação, localização, pesquisa, documentação e valorização do patrimônio industrial. O VI Colóquio Internacional dará continuidade ao debate sobre o legado cultural associado à indústria e São Paulo terá a oportunidade de reunir especialistas, pesquisadores e administradores de instituições culturais dos países latino-americanos, da Europa e do EUA, que apresentarão estudos recentes e experiências geradas em função da preservação da memória industrial.

 

4º Forum Nacional de Museus

O MAITC participou do 4º Fórum Nacional de Museus realizado de 12 a 17 de julho de 2010, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, na Capital Federal. O evento contou com mais de 1500 participantes das cinco regiões do país, além de convidados internacionais do setor Com o tema Direito à Memória, Direito a Museus, sinalizou a importância política de se pensar o museu como conector cultural de espaços e tempos diversos. Durante o fórum, com a contribuição de representantes de todos os estados do país, foram elaboradas as diretrizes do Plano Nacional Setorial de Museus. O documento reuniu propostas aprovadas nos minifóruns e nas miniplenárias, as diretrizes relativas à área encaminhadas na II Conferência Nacional de Cultura, bem como as diretrizes aprovadas na Plenária Nacional de Museus,

 



 

 

 

 

 










 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






 

Av Dr. Thomaz Rodigues da Cruz , 1113 ( Altura do Km 67 da Autopista Fenão Dias ) | Mairiporã - Sp - Brasil Tel: 011-4604-2999

 

Copyright © Direitos reservados